Divisão da Gramática
ü Sabe-se que a língua é um sistema tríplice:
compreende um sistema de formas (mórfico), um sistema de frases (sintático) e
um sistema de sons (fônico). Por essa razão, a Gramática tradicionalmente
divide-se em:
ü Fonologia/Fonética – estuda os elementos
sonoros constitutivos da palavra tais como
palavras, frases, sinais e símbolos, e o que eles representam, a sua denotação
ü Semântica - é
o estudo do sentido das palavras de uma língua.
ü Morfologia -
Compreende o estudo das palavras e os elementos que as constituem. São
atribuídos a esse conjunto de informações: a análise da estrutura, a formação e
os mecanismos de flexão referentes às palavras. Assim sendo, fica a cargo da
morfologia apontar acerca de todos os aspectos relativos aos artigos, numerais,
substantivos, adjetivos, verbos, pronomes, advérbios, preposições, conjunções,
interjeições.
ü Sintaxe - tem
como foco principal a análise estrutural dos termos que compõem as orações e os
períodos, tendo em vista as relações que se estabelecem entre estes.
Compreende, portanto, o estudo dos termos essenciais da oração (sujeito e
predicado), termos integrantes desta (complementos verbais, complemento nominal
e agente da passiva) e os termos acessórios (adjunto adnominal, adjunto
adverbial, aposto e vocativo).
ü O QUE É
REDAÇÃO: é o processo de redigir (escrever) um texto.
ü Redação é a
palavra trabalhada (lutar com as palavras). Ler, reler, não gostar, melhorar,
admirar.
ü Ter domínio
do idioma;
ü Conhecer o
assunto a ser tratado;
ü Conhecer
técnicas
ü LER E
INTERPRETAR: Para ler e entender um texto é preciso atingir dois níveis de
leitura: Informativa e de reconhecimento e Interpretativa.
ü Saber escrever
pressupõe, antes de mais nada, saber ler e pensar. O pensamento é expresso por
palavras, que são registradas na escrita, que por sua vez é interpretada pela
leitura. Como essas atividades estão intimamente relacionadas, podemos concluir
que quem não pensa (ou pensa mal), não escreve (ou escreve mal); quem não lê
(ou lê mal) não escreve (ou escreve mal).
ü Ler,
portanto, é fundamental para escrever. Mas não basta ler, é preciso entender o
que se lê. Entender significa ir além do simples significado das palavras que
aparecem no texto. É preciso, também, compreender o sentido das frases, para
que se alcance uma das finalidades da leitura: a compreensão de ideias e, num
segundo momento, os recursos utilizados pelo autor na elaboração do texto.
ü Apesar do
grande poder dos meios eletrônicos, a leitura é ainda uma das formas mais ricas
de informação, pois grande parte do conhecimento nos é apresentado sob forma de
linguagem escrita.
ü Lembre-se:
estar bem informado é uma das normas mais importantes para quem quer escrever
bem.
ü
Comunicação: ocorre quando interagimos com
outras pessoas utilizando a linguagem.
1- O que é Linguagem:
1- O que é Linguagem:
É a
capacidade que possuímos de expressar nossos pensamentos, ideias, opiniões e
sentimentos. A Linguagem está relacionada a fenômenos comunicativos; onde há
comunicação, há linguagem.
1.1. Tipos de Linguagem (próxima aula)
2-
DIFERENÇA ENTRE LÍNGUA ESCRITA E LÍNGUA FALADA
ü Não podemos
confundir LÍNGUA (segundo Saussure é definida como a parte social da linguagem
e que só um indivíduo não é capaz de mudá-la.) com ESCRITA pois são dois meios
de comunicação distintos. A escrita representa um estágio posterior de uma
língua.
ü A língua
falada é mais espontânea, abrange a comunicação linguística em toda sua
totalidade. Além disso, é acompanhada pelo tom de voz, algumas vezes por
mímicas, incluindo-se fisionomias.
ü A língua
escrita não é apenas a representação da língua falada, mas sim um sistema mais
disciplinado e rígido, uma vez que não conta com o jogo fisionômico, as mímicas
e o tom de voz do falante.
ü A língua é um
organismo vivo, em constante mutação e os vocábulos, além de guardarem seu
significado etimológico, de origem, adquirem, pelo uso que se faz deles,
significações variadas.
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