quarta-feira, 14 de maio de 2014

AULA DE REDAÇÃO – CUIABÁVEST - PÓLO CPA 2 e JARDIM VITÓRIA 28/04/2014

Divisão da Gramática

ü Sabe-se que a língua é um sistema tríplice: compreende um sistema de formas (mórfico), um sistema de frases (sintático) e um sistema de sons (fônico). Por essa razão, a Gramática tradicionalmente divide-se em:

ü Fonologia/Fonética – estuda os elementos sonoros constitutivos da palavra tais como palavras, frases, sinais e símbolos, e o que eles representam, a sua denotação

ü Semântica - é o estudo do sentido das palavras de uma língua. 

ü Morfologia - Compreende o estudo das palavras e os elementos que as constituem. São atribuídos a esse conjunto de informações: a análise da estrutura, a formação e os mecanismos de flexão referentes às palavras. Assim sendo, fica a cargo da morfologia apontar acerca de todos os aspectos relativos aos artigos, numerais, substantivos, adjetivos, verbos, pronomes, advérbios, preposições, conjunções, interjeições. 

ü Sintaxe - tem como foco principal a análise estrutural dos termos que compõem as orações e os períodos, tendo em vista as relações que se estabelecem entre estes. Compreende, portanto, o estudo dos termos essenciais da oração (sujeito e predicado), termos integrantes desta (complementos verbais, complemento nominal e agente da passiva) e os termos acessórios (adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo).


ü O QUE É REDAÇÃO: é o processo de redigir (escrever) um texto.

ü Redação é a palavra trabalhada (lutar com as palavras). Ler, reler, não gostar, melhorar, admirar.

ü Ter domínio do idioma;

ü Conhecer o assunto a ser tratado;

ü Conhecer técnicas

ü LER E INTERPRETAR: Para ler e entender um texto é preciso atingir dois níveis de leitura: Informativa e de reconhecimento e Interpretativa.


ü Saber escrever pressupõe, antes de mais nada, saber ler e pensar. O pensamento é expresso por palavras, que são registradas na escrita, que por sua vez é interpretada pela leitura. Como essas atividades estão intimamente relacionadas, podemos concluir que quem não pensa (ou pensa mal), não escreve (ou escreve mal); quem não lê (ou lê mal) não escreve (ou escreve mal).

ü Ler, portanto, é fundamental para escrever. Mas não basta ler, é preciso entender o que se lê. Entender significa ir além do simples significado das palavras que aparecem no texto. É preciso, também, compreender o sentido das frases, para que se alcance uma das finalidades da leitura: a compreensão de ideias e, num segundo momento, os recursos utilizados pelo autor na elaboração do texto.

ü Apesar do grande poder dos meios eletrônicos, a leitura é ainda uma das formas mais ricas de informação, pois grande parte do conhecimento nos é apresentado sob forma de linguagem escrita.

ü Lembre-se: estar bem informado é uma das normas mais importantes para quem quer escrever bem.

ü Comunicação: ocorre quando interagimos com outras pessoas utilizando a linguagem.

1- O que é Linguagem: 

É a capacidade que possuímos de expressar nossos pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos. A Linguagem está relacionada a fenômenos comunicativos; onde há comunicação, há linguagem. 

1.1. Tipos de Linguagem (próxima aula)

2- DIFERENÇA ENTRE LÍNGUA ESCRITA E LÍNGUA FALADA

ü Não podemos confundir LÍNGUA (segundo Saussure é definida como a parte social da linguagem e que só um indivíduo não é capaz de mudá-la.) com ESCRITA pois são dois meios de comunicação distintos. A escrita representa um estágio posterior de uma língua.

ü A língua falada é mais espontânea, abrange a comunicação linguística em toda sua totalidade. Além disso, é acompanhada pelo tom de voz, algumas vezes por mímicas, incluindo-se fisionomias.

ü A língua escrita não é apenas a representação da língua falada, mas sim um sistema mais disciplinado e rígido, uma vez que não conta com o jogo fisionômico, as mímicas e o tom de voz do falante.

ü A língua é um organismo vivo, em constante mutação e os vocábulos, além de guardarem seu significado etimológico, de origem, adquirem, pelo uso que se faz deles, significações variadas.


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