quarta-feira, 14 de maio de 2014

AULA DE LITERATURA – CUIABÁVEST – Pólo Centro - Vespertino 29/04/2014

ü Literatura: é a arte da palavra, uma das formas artísticas de representação da realidade e do imaginário. O fazer literário exige de seu autor grande esforço para construir uma rede de significação por meio da escolha e do arranjo dos vocábulos;

ü Literatura é uma palavra com origem no termo em latim littera, que significa significa letra. A literatura remete para um conjunto de habilidades de ler e escrever de forma correta. Existem diversas definições e tipos de literatura, pode ser uma arte, uma profissão, um conjunto de produções, e etc.

ü Literatura é a arte de criar e compor textos, e existem diversos tipos de produções literárias, como poesia, prosa, literatura de ficção, literatura de romance, literatura médica, literatura técnica, literatura portuguesa, literatura popular, literatura de cordel e etc.

ü A literatura é uma das formas de expressão artística do ser humano, juntamente com a música, pintura, da dança, a escultura, o teatro, etc.

ü A literatura também pode ser um conjunto de textos escritos, sejam eles de um país, de uma personalidade, de uma época, e etc.

ü A arte literária faz com que o leitor aprofunde sua reflexão em diferentes dimensões, como a emocional, a psicológica, a social, a histórica, entre outras. Ela é a expressão do homem e do humano.

ü LITERATURA E COMUNICAÇÃO: Literatura é a linguagem e, como tal, cumpre, juntamente com outras artes, um papel comunicativo na sociedade, podendo tanto influenciar o público quanto ser influenciado por ele.

ü O artista no momento em que está criando a obra, ele já é influenciado pelo perfil do público que tem em mente. Isso se reflete nos temas, nos valores e no tipo de linguagem em que escolhe.

ü As palavras texto e tecido se originam do mesmo radical, de onde se conclui que o texto literário é um tecido de palavras artisticamente criado pelo autor,

ü O texto literário é um tecido de palavras artisticamente criado pelo autor, sendo este o responsável por tecer um novo mundo, o mundo ficcional.

ü O texto literário apresenta:

·        Ficcionalidade: os textos não fazem, necessariamente, parte da realidade. 
·        Função estética: o artista procura representar a realidade a partir da sua visão.
·        Plurissignificação: nos textos literários as palavras assumem diferentes significados. 
·        Subjetividade: expressão pessoal de experiências, emoções e sentimentos.

ü Ao criar um texto literário, o autor lhe confere uma dimensão estética que visa fundamentalmente significar mais e sempre de formas diferentes, suscitando no leitor a fruição do prazer estético por meio de combinações inusitadas ou pouco usuais.

1-    TEXTO LITERÁRIO E NÃO LITERÁRIO

ü Um texto literário é marcado pela função poética da linguagem, ou seja, pela seleção e combinação das palavras com ideia de privilegiar ritmo, sonoridade, beleza, criatividade, entre outros.

ü A literatura NÃO  tem compromisso com a realidade, e sim com a recriação dela.

ü O Texto Literário interpreta aspectos da realidade efetiva, mas o faz de maneira indireta, recriando o real num plano imaginário.

ü No texto Não Literário a linguagem se refere a fatos, pessoas e coisas do mundo real que existem independentemente do texto, o mesmo não ocorre no texto literário, pois este se refere a fatos, pessoas e coisas que existem exclusivamente no texto, mesmo que tenham sido inspirados em fatos.

ü Outras características das estruturas do texto literário e do não literário são a CONOTAÇÃO E DENOTAÇÃO:

2- DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO:
Denotação
Uma palavra é usada no sentido denotativo quando apresenta seu significado original, independentemente do contexto frásico em que aparece. Quando se refere ao seu significado mais objetivo e comum, aquele imediatamente reconhecido e muitas vezes associado ao primeiro significado que aparece nos dicionários, sendo o significado mais literal da palavra.
A denotação tem como finalidade informar o receptor da mensagem de forma clara e objetiva, assumindo assim um caráter prático e utilitário. É utilizada em textos informativos, como jornais, regulamentos, manuais de instrução, bulas de medicamentos, textos científicos, entre outros.
Exemplos:
·         O elefante é um mamífero.
·         Já li esta página do livro.
·         A empregada limpou a casa.

Conotação
Uma palavra é usada no sentido conotativo quando apresenta diferentes significados, sujeitos a diferentes interpretações, dependendo do contexto frásico em que aparece. Quando se refere a sentidos, associações e ideias que vão além do sentido original da palavra, ampliando sua significação mediante a circunstância em que a mesma é utilizada, assumindo um sentido figurado e simbólico.
A conotação tem como finalidade provocar sentimentos no receptor da mensagem, através da expressividade e afetividade que transmite. É utilizada principalmente numa linguagem poética e na literatura, mas também ocorre em conversas cotidianas, em letras de música, em anúncios publicitários, entre outros.
Exemplos:
·         Você é o meu sol!
·         Minha vida é um mar de tristezas.
·         Você tem um coração de pedra!

3-    FUNÇÕES DA LITERATURA

ü A principal função da Literatura é provocar EMOÇÃO/PRAZER ESTÉTICO

ü A partir dessa intenção, a literatura pode exercer outras funções, pois ela é também:

a)     INSTRUMENTO DE CONHECIMENTO DE MUNDO: proporciona o pensamento sobre o passado, o presente, o futuro possível, outras civilizações, outras culturas;
b)    INSTRUMENTO DE CONHECIMENTO DO HOMEM: proporciona um olhar para o ser humano em todas suas potencialidades, o eu, o outro, o coletivo;
c)     INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL: proporciona a transmissão e a reflexão sobre o conhecimento cultural, moral e estético.


4- Referências:

CEREJA, W.R. MAGALHÃES, T.C. Português Linguagens v.01 – 7º ed. Reform. – São Paulo: Saraiva, 2010, 336 p.

ORMUNDO, Wilton. Literatura – caderno de revisão. São Paulo: Moderna, 2011, 151 p.

Site:





Nenhum comentário:

Postar um comentário