Relatórios são documentos descritivos de resultados obtidos em pesquisas, eventos (palestras), atividades, visitas técnicas, viagens técnicas, oficinas, experiências ou serviços.
Estrutura.
1. Capa: constam do nome da instituição, curso, disciplina, título do trabalho, nome do aluno e período, local e ano.
2. Folha Rosto: será constituída pelo nome do Autor do relatório, Título, especificações.
3. Texto: É um texto corrido, não sendo necessária a identificação dos tópicos abaixo descritos. Eles são apenas didáticos e servem para orientar o discente no momento da elaboração.
a) Introdução: Parte inicial do texto onde se expõe o assunto como um todo. Informações sobre o contexto e a importância do assunto ou atividade. É importante que conste as seguintes informações:
- Local: menciona onde realizou-se a atividade
- Período de Execução: registra o período (dia/mês/ano) de início e término da atividade. Em casos de palestra, seminários, congressos, etc, elucidar a carga horária do evento.
- Título: resume a idéia do trabalho. O nome do evento ou atividade.
- Objetivos: Descrever qual (ais) o (s) objetivo (s) a serem alcançados durante a atividade ou evento.
b)Desenvolvimento: sintetiza o conteúdo das atividades realizadas, apresentando os principais pontos abordados durante a atividade complementar.
c)Conclusão: Apresenta os avanços acadêmicos que a atividade proporcionou para o discente e a sociedade como um todo.
4. Anexos: São documentos auxiliares tais como: tabelas, gráficos, mapas, organogramas, formulários, fotos, certificados, declarações, entre outros.
OBSERVAÇÃO: O anexo quando utilizado, deve estar citado no texto do relatório, entre parênteses. Os anexos, também são enumerados e postos em folha separada do corpo do relatório. No corpo do relatório, os tópicos da estrutura do relatório devem estar em fonte Arial/Times New Roman 12 a 14 e negrito; já as informações devem estar apenas em Arial/Times New Roman 12, espaçamento 1,5.
Nenhum comentário:
Postar um comentário