Dá-se o nome de operadores
argumentativos a certos elementos da língua, explícitos na própria
estrutura gramatical da frase, cuja finalidade é a de indicar a
argumentatividade dos enunciados. Introduzem variados tipos de argumentos
que apontam para determinadas conclusões.
Observe nos exemplos como funcionam esses
operadores:
No Brasil ainda há crianças fora da escola.
Nesse enunciado, o advérbio ainda orienta o
interlocutor no sentido de inferir algo que está pressuposto: que, antes do
momento da enunciação, já havia crianças fora da escola.
Embora muitos adolescentes que trabalham freqüentem a escola, poucos conseguem concluir os oito anos de escolaridade
básica.
Nesse enunciado, a conjunção embora introduz argumento que se
contrapõe ao exposto na oração seguinte.
Tipos de operadores argumentativos
- Operadores que introduzem argumentos que se somam a outro, tendo em vista uma mesma conclusão: e, nem, também, não só... mas também, não só ...mas ainda, além disso, etc.
Os efeitos danosos do trabalho infantil sobre a escolarização são
sentidos não só nas crianças menores, mas também nos
adolescentes.
- Operadores que introduzem enunciados que exprimem conclusão em relação ao que foi expresso anteriormente: logo, portanto, então, em decorrência, conseqüentemente, etc.
O trabalho infantil prejudica o desenvolvimento físico, emocional e
intelectual da criança, portanto deve ser combatido.
- Operadores que introduzem argumento que se contrapõem a outro visando a uma conclusão contrária: mas, porém, todavia, embora, ainda que, mesmo que, apesar de, etc.
Muitas pessoas são contra a exploração de crianças e adolescentes, mas
poucas fazem alguma coisa para evitar que isso aconteça.
Esses operadores são geralmente representados pelas
conjunções adversativas e concessivas. A opção por um determinado tipo de
conjunção tem implicações na estratégia argumentativa.
Por meio das adversativas (mas, porém, todavia,
contudo, etc.), introduz-se um argumento que leva o interlocutor a uma
conclusão contrária a que chegaria se prevalecesse o argumento usado no
enunciado anterior. Com as concessivas (embora, se bem que, ainda que, etc.), o
locutor dá a conhecer previamente o argumento que será invalidado. Observe:
Milhões de crianças e adolescentes trabalham no
Brasil, mas isso é proibido pela Constituição.
Embora a Constituição proíba, milhões de crianças e adolescentes trabalham no Brasil.
Embora a Constituição proíba, milhões de crianças e adolescentes trabalham no Brasil.
- Operadores que introduzem argumentos alternativos: Ou, ou...ou, quer...quer, seja...seja, etc.
Ou sensibilizamos a sociedade sobre os efeitos danosos do trabalho infantil, ou o problema persistirá.
* Operadores que estabelecem relações de comparação: mais que, menos que,
tão...quanto, tão...como, etc.
O problema
do trabalho infantil é tão grave quanto o do desemprego.
- Operadores que estabelecem relação de justificativa, explicação em relação a enunciado anterior: pois, porque, que, etc.
Devemos tomar uma decisão urgente, pois o problema tende a se
agravar.
- Operadores cuja função é introduzir enunciados pressupostos: agora, ainda, já, até, etc.
Até o Papa manifestou sua indignação com referência ao
trabalho infantil.
Nesse enunciado, pressupõe-se que outras pessoas,
além do Papa, tenham manifestado indignação. Compare a força argumentativa do
enunciado contrapondo-o a outros:
O padre manifestou sua indignação.
O bispo manifestou sua indignação.
Até o Papa manifestou sua indignação.
Nesse caso, temos uma escala argumentativa
ascendente (orientada do argumento mais fraco para o mais forte: o Papa). Numa
escala argumentativa negativa, os termos estariam em ordem descendente, e o
argumento mais forte viria introduzir por nem mesmo.
O acontecimento não teve nenhuma repercussão: o
Papa não se manifestou o bispo também não, nem mesmo o padre de
paróquia fez qualquer referência ao assunto.
A função de introduzir o argumento mais forte de
uma escala argumentativa também pode ser exercida pelos operadores inclusive,
até mesmo, ao menos, no mínimo, etc.
- Operadores cuja função é introduzir enunciados que visem a ratificar esclarecer um enunciado anterior: isto é, em outras palavras, vale dizer, ou seja, etc.
Duas, de cada 10 crianças trabalhadoras, ou seja, 20%, não freqüentam a escola.
- Operadores cuja função é orientar a conclusão para uma afirmação ou uma negação: quase, apenas, só, somente, etc.
Dentre os adolescentes que trabalham, poucos conseguiram concluir os
oito anos de escolaridade básica: apenas 25,5%.
O número de crianças e adolescentes que trabalham é muito grande: quase
quatro milhões.
O operador argumentativo quase aponta para a afirmação da
totalidade e, normalmente, encadeia-se com muitos e a maioria.
Apenas ( e
seus equivalentes só e somente) aponta para a negação da
totalidade e, normalmente, encadeia-se com poucos e a minoria.
FONTE: http://www.professorafrancinetecel.com/component/k2/item/8-os-operadores-argumentativos.html
acesso em 15/05/2012
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